Mudança de paradigmas
Á 20 anos atrás, o conceito do funcionário
de carreira era uma das qualificações positiva de um colaborador. Funcionário
de carreira era aquele que ficava anos e anos na mesma empresa, trocava pouquíssimo
de emprego. Costumava ser o primeiro emprego e por ali ele ia crescendo,
assumindo novos cargos até a sua aposentadoria.
Essa geração atual é bem diferente e o até os RH das empresas não estão
mais olhando como fator positivo esse tipo de funcionário, considerando este
colaborador como ‘acomodado’. E as
empresas precisam estar atenta a esta mudança de perfil. A maior riqueza de uma
empresa é sua mão de obra. Quanto melhor forem suas equipes de trabalho, mais
satisfeitas, bem treinadas, melhor será o retorno que ela terá.
Salário continua a ser o fator mais importante, mas ele sozinho não
basta para segurar mais um bom funcionário. Essa nova geração esta atenta aos benefícios,
qualidade de vida, ambiente de trabalho.
As empresas hoje tem que assumir o
papel de formação de lideres, investir cada vez mais na capacidade de seus
colaboradores. Parar de preocupar com pequenos detalhes que sem elas saberem,
vai debilitando o ambiente interno de trabalho.
Elas precisam escutar mais, dar maior participação em suas decisões. Não
adianta traçar um plano de metas para a empresa se o seu corpo de colaboradores
não estiverem engajados na mesma.
Investir no bem estar de um colaborador e investir na própria empresa,
pois este vai render muito mais, terá maior comprometimento, ficará menos
afastado do trabalho. Afinal de contas este mesmo colaborador passa a maior
parte do seu tempo dentro da empresa.
As melhores empresas para trabalhar conseguiram incrementar
o sentimento de orgulho, de confiança e de equilíbrio entre vida pessoal e
profissional dos colaboradores aumentando a retenção de talentos e atração de
novos talentos.
É preciso mudar a cultura da empresa. Não cabe mais empresas
engessadas, com normas rígidas de horário, sem banco de horas, oferecimento de
desenvolvimento profissional, plano de carreira. A formação de um bom
colaborador é cara e não perceber a importância de não reter esse é mais
dispendiosa ainda. Novamente digo que é
importante salientar que a maior riqueza de uma empresa é seus funcionários.
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