Dicas para ser um bom profissional de TI.
Um bom artigo que li na net, espero que gostem e seja util.
Embora muitos
discordem, a área de TI é hoje uma das que mais crescem. Em vista de uma
nova onda de recessão globalizada, é preciso que se invista em
infraestrutura e inovação. Ou seja, empresas de soluções em TI tem de se
preparar cada vez mais para atender aos seus clientes corporativos que
necessitam evoluir para continuar crescendo ou, no mínimo, continuar
firme no mercado.
O diretor aproveita para dizer o que uma pessoa desta área não deve fazer para evitar problemas e até mesmo o fim da sua carreira. “Os profissionais de TI vem cometendo um grande erro: não criam vínculos com a empresa em que trabalham, não valorizam a estabilidade no emprego. Sendo assim, é difícil manter profissionais na empresa por mais de dois anos. Isso é reflexo, em alguns casos, da geração Y. Além disso, com a falta de mão-de-obra qualificada, alguns profissionais se ‘autointitulam’ como sêniores com um pouco mais de dois anos de experiência, quando, na prática, isso não se confirma. Ele só consegue ser contratado como sênior mudando de empresa rapidamente, já que através de um plano de carreira ele levaria, pelo menos, seis anos para adquirir a experiência necessária. Consequentemente, a rotatividade de profissionais aumenta nas empresas, comprometendo a qualidade da entrega dos serviços”.
O que fazer para ser um diferencial na área?
Neste cenário, apenas exaltar o desempenho de softwares e hardwares não é nada perto da tarefa de estudar o perfil de negócios da marca, desenredar os problemas-chaves e desenvolver um projeto alinhado ao orçamento disponível, dentro das possibilidades. Além disso, é preciso contar com uma estrutura tecnológica e de suporte de alto nível. Diante desse desafio que se impõe ciclicamente e cada vez mais, seguem 12 dicas importantes para os profissionais de TI dadas por Ederson:
1. Desenvolva uma audição reflexiva. Mais do que impressionar a todos com os seus conhecimentos, aprenda a ouvir atentamente aos seus clientes e a sua equipe de trabalho. Depois, dê retorno, argumente, se contraponha ou complemente a informação. É importante que as pessoas a sua volta sintam-se “ouvidas”;
2. Ainda que você encontre um problema de difícil resolução, não se dê por vencido. Nessas horas é que você deve convocar a sua equipe e os seus parceiros para, juntos, investigarem novas soluções e meios de atender às necessidades do seu cliente. Inovação é pensar sempre um passo adiante, superando obstáculos e desbravando novos caminhos;
3. Seja sempre ético. Evite reclamar ou criticar ferozmente o que vinha sendo feito na empresa antes da contratação dos seus serviços. Não se esqueça de que, por trás da contratação infeliz de uma empresa de TI, existe um responsável que, muitas vezes, é a mesma pessoa encarregada de dar suporte ao seu trabalho;
4. Ponha seu próprio discurso em prática. Se você valoriza a criatividade e a dedicação dos membros da sua equipe, seja você também reconhecidamente dedicado e criativo. Lidere pelo exemplo, não pela sua posição dentro da empresa;
5. Capacite a sua equipe com a intenção de que seus discípulos sejam ainda melhores do que você. Não guarde para si tudo o que sabe, temendo perder o status alcançado arduamente. Ao contrário, adote um posicionamento altruísta, preparando as novas gerações para fazer o que você faz com ainda mais propriedade. Certamente, você será reconhecido pela sua competência e generosidade;
6. Seja consistente, mas não previsível. Dê aos seus clientes uma visão consistente de quem é você, da empresa que representa e do que pode fazer por eles. Seja assertivo ao expor detalhadamente o que é preciso fazer para alcançar os objetivos da empresa contratante;
7. Se você der a sua palavra, cumpra. Parece óbvio, mas já caiu no lugar comum agendar compromisso e chegar atrasado, fixar prazos e adiar a entrega, pular fases predeterminadas de um projeto, entre outros. O sucesso do seu projeto está apoiado em grande parte no cumprimento de sua palavra;
8. Por mais que o seu cliente esteja familiarizado com siglas e termos específicos de TI, procure ser o mais didático e simples possível na mensagem. Exponha com clareza a situação e o que é preciso ser feito para atender às reais necessidades da empresa;
9. Evite ficar frustrado quando uma “solução ideal” não é aceita pelo cliente. Trabalhe esse sentimento dentro de você com a mesma rapidez com que parte em busca de novas soluções. Com frequência, quando a solução realmente resolve um problema, ela acaba voltando à mesa de discussão e muitas vezes é finalmente aceita pelo cliente, que acaba se convencendo e admirando ainda mais o seu jogo de cintura;
10. Jamais garanta 100% de resolução dos problemas antes de conhecê-los a fundo e dar início ao desenvolvimento e implantação do projeto. Você pode até conseguir esse intento, mas é muito ruim para a imagem de sua empresa ser lembrada como aquela que promete e não cumpre. Portanto, seja prudente ao se expor diante do cliente;
11. Transforme-se em símbolo de credibilidade no mercado. Ainda que isso represente recusar clientes que queiram apenas “dar um jeitinho na situação”, é importante saber que se ganha muito na ponta quando se busca fazer sempre o melhor. Aliás, é esse “melhor” que realmente reforça os laços de confiança com os clientes e os fideliza;
12. Já dizia o coach norte-americano David Herdlinger: “Na área comercial, quem é limitado vende produtos e serviços. Os bons vendem soluções. Mas os grandes vendem ao cliente resultados mensuráveis”. Tenha sempre isso em mente.
fonte: cmconsultoria.com.br
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