Como se portar usando os recursos da tecnologia
Por mais que existam pessoas que afirmem conseguir viver sem internet ou celular, no mundo corporativo essas ferramentas são fundamentais para o sucesso profissional. E-mail, mensageiros eletrônicos, telefone fixo e celular etc fazem parte do cotidiano das empresas e mesmo a utilização dessas ferramentas exigem a prática de algumas regras de etiqueta e educação, já que muita gente ainda as consideram "terra de ninguém", segundo a consultora de imagem Lilian Riskalla.
Assim, reuni algumas dicas básicas para que você seja encarado como um profissional consciente e maduro, mesmo se seu interlocutor não esteja no mesmo local que você.
Ao atender ou receber ligações
Se você tiver de fazer alguém esperar ao telefone, não o faça por mais de um minuto.
Se você não pode atender a ligação ou continuar a conversa, explique o que ocorre e ligue de volta.
Ao fazer uma ligação, espere o telefone tocar pelo menos cinco vezes. E é de bom tom, depois de se identificar, perguntar se o momento é conveniente para a conversa e em caso de resposta negativa, agende um horário para a ligação.
Em conversas profissionais, nunca fale fumando ou mascando chiclete.
Ligações por celular
Regra básica e ignorada pela maioria das pessoas: não se fala ao celular dentro de um elevador. Ninguém é obrigado a compartilhar seu papo.
Em almoços, jantares ou eventos de negócios, não se coloca o celular sobre a mesa. E em eventos, desliga-se o aparelho. Sempre.
Ninguém gosta quando a ligação cai em caixa postal, mas é a única maneira da outra pessoa saber quem ligou e retornar a chamada.
Mensagens de texto podem parecer funcionais, mas em assuntos profissionais não são eficientes. Use-as apenas como lembretes.
Cuidado com toques engraçadinhos, sejam eles barulhos ou músicas estranhas. No ambiente de trabalho opte por sons neutros.
Só peça o celular de alguém emprestado se for caso de vida ou morte e nunca, em hipótese alguma, atenda o celular alheio. Mesmo quando a outra pessoa permite, não é conveniente a ninguém.
Internet
No local de trabalho, a web é exclusiva a assuntos profissionais. Não fique navegando em sites suspeitos, de jogos ou salas de bate-papo.
Caso os mensageiros eletrônicos como o MSN sejam permitidos na sua empresa, sempre respeite o status da outra pessoa.
Se ela está "ausente" ou "ocupada", evite mandar mensagens. Como em qualquer situação de diálogo, existem códigos que devem ser respeitados.
Redes sociais como Orkut e Facebook podem dizer muito sobre você, e muitas empresas de RH vasculham esses sites em busca de dicas que possam dizer mais sobre sua personalidade, portanto tome cuidado com comentários infelizes ou com as comunidades em que se inscreve.
E-mail
Seu endereço eletrônico na empresa é para assuntos corporativos. Não o use para fofocas, piadas, correntes ou qualquer coisa que envolva sua vida pessoal.
Sempre tome cuidado com o conteúdo de suas mensagens. Elas são um reflexo do que você é. E tome muito cuidado com erros de ortografia e gramática. É bom reler qualquer texto antes de enviar.
Responda seus e-mails em no máximo 24 horas. Parece ser uma missão impossível para muita gente, mas, acredite, não é, e é mais polido.
Não se esqueça de preencher linha de assunto, senão seu e-mail será desprezado. Além disso, seja claro e explícito na descrição deste assunto.
Se você for enviar um e-mail a várias pessoas que não se conhecem, use o recurso da cópia oculta.
Ler e-mails alheios é considerado invasão de privacidade.
E crie uma assinatura dizendo quem você é, seu cargo e formas de contatá-lo.
MP3, MP4 e câmeras fotográficas
Você não foi contratado para ouvir música e, sim, trabalhar. A não ser que a empresa ou chefia permita explicitamente a utilização de aparelhos de reprodução de música no escritório, é melhor não usar. Nem mesmo fone de ouvido plugado no computador.
Com tantos modelos de celular com câmeras fotográficas no mercado, as pessoas perderam a noção do que é privacidade e quando é permitido usar o recurso ou não.
Em primeiro lugar, nunca fotografe slides de uma apresentação. Não vai cair bem e parece que você está roubando o trabalho alheio.
E dentro do ambiente de trabalho somente fotografe comemorações de aniversário ou outros tipos de festejos.
Assim, reuni algumas dicas básicas para que você seja encarado como um profissional consciente e maduro, mesmo se seu interlocutor não esteja no mesmo local que você.
Ao atender ou receber ligações
Se você tiver de fazer alguém esperar ao telefone, não o faça por mais de um minuto.
Se você não pode atender a ligação ou continuar a conversa, explique o que ocorre e ligue de volta.
Ao fazer uma ligação, espere o telefone tocar pelo menos cinco vezes. E é de bom tom, depois de se identificar, perguntar se o momento é conveniente para a conversa e em caso de resposta negativa, agende um horário para a ligação.
Em conversas profissionais, nunca fale fumando ou mascando chiclete.
Ligações por celular
Regra básica e ignorada pela maioria das pessoas: não se fala ao celular dentro de um elevador. Ninguém é obrigado a compartilhar seu papo.
Em almoços, jantares ou eventos de negócios, não se coloca o celular sobre a mesa. E em eventos, desliga-se o aparelho. Sempre.
Ninguém gosta quando a ligação cai em caixa postal, mas é a única maneira da outra pessoa saber quem ligou e retornar a chamada.
Mensagens de texto podem parecer funcionais, mas em assuntos profissionais não são eficientes. Use-as apenas como lembretes.
Cuidado com toques engraçadinhos, sejam eles barulhos ou músicas estranhas. No ambiente de trabalho opte por sons neutros.
Só peça o celular de alguém emprestado se for caso de vida ou morte e nunca, em hipótese alguma, atenda o celular alheio. Mesmo quando a outra pessoa permite, não é conveniente a ninguém.
Internet
No local de trabalho, a web é exclusiva a assuntos profissionais. Não fique navegando em sites suspeitos, de jogos ou salas de bate-papo.
Caso os mensageiros eletrônicos como o MSN sejam permitidos na sua empresa, sempre respeite o status da outra pessoa.
Se ela está "ausente" ou "ocupada", evite mandar mensagens. Como em qualquer situação de diálogo, existem códigos que devem ser respeitados.
Redes sociais como Orkut e Facebook podem dizer muito sobre você, e muitas empresas de RH vasculham esses sites em busca de dicas que possam dizer mais sobre sua personalidade, portanto tome cuidado com comentários infelizes ou com as comunidades em que se inscreve.
Seu endereço eletrônico na empresa é para assuntos corporativos. Não o use para fofocas, piadas, correntes ou qualquer coisa que envolva sua vida pessoal.
Sempre tome cuidado com o conteúdo de suas mensagens. Elas são um reflexo do que você é. E tome muito cuidado com erros de ortografia e gramática. É bom reler qualquer texto antes de enviar.
Responda seus e-mails em no máximo 24 horas. Parece ser uma missão impossível para muita gente, mas, acredite, não é, e é mais polido.
Não se esqueça de preencher linha de assunto, senão seu e-mail será desprezado. Além disso, seja claro e explícito na descrição deste assunto.
Se você for enviar um e-mail a várias pessoas que não se conhecem, use o recurso da cópia oculta.
Ler e-mails alheios é considerado invasão de privacidade.
E crie uma assinatura dizendo quem você é, seu cargo e formas de contatá-lo.
MP3, MP4 e câmeras fotográficas
Você não foi contratado para ouvir música e, sim, trabalhar. A não ser que a empresa ou chefia permita explicitamente a utilização de aparelhos de reprodução de música no escritório, é melhor não usar. Nem mesmo fone de ouvido plugado no computador.
Com tantos modelos de celular com câmeras fotográficas no mercado, as pessoas perderam a noção do que é privacidade e quando é permitido usar o recurso ou não.
Em primeiro lugar, nunca fotografe slides de uma apresentação. Não vai cair bem e parece que você está roubando o trabalho alheio.
E dentro do ambiente de trabalho somente fotografe comemorações de aniversário ou outros tipos de festejos.
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